Um processo de cidadania italiana por descendência tem várias etapas que devem ser seguidas numa determinada ordem para que o processo seja concluído da melhor maneira.
Um processo de cidadania italiana por descendência tem várias etapas, que elencamos a seguir, e que sugerimos sejam executadas nesta ordem.
- Reunir todas as certidões necessárias, italianas e brasileiras, que são:
- Certidão de nascimento ou batismo (dependendo do ano do nascimento), casamento e óbito do antepassado italiano
- Certidão negativa de naturalização do antepassado italiano (que deve ser feita colocando todos os dados conforme a certidão de nascimento/batismo italiana e também com todos os nomes que aparecem nas certidões brasileiras)
- Certidões de nascimento, casamento e óbito, em inteiro teor e atualizadas, de todos os descendentes diretos até o requerente.
SE VOCÊ NÃO SABE A DATA E O LOCAL DE NASCIMENTO DE SEU ANTEPASSADO ITALIANO É BUSCANDO AS CERTIDÕES BRASILEIRAS QUE PODERÁ ENCONTRAR ALGUMA INFORMAÇÃO ÚTIL.
AS CERTIDÕES QUE MAIS PODEM TRAZER DADOS SÃO AS DE CASAMENTO (SE OCORREU NO BRASIL) E ÓBITO DO/A ITALIANO/A E A CERTIDÃO DE NASCIMENTO, EM INTEIRO TEOR, DO FILHO QUE LHE TRANSMITE A CIDADANIA ITALIANA.
2. Realizar a análise das certidões para ter certeza do direito à obtenção do reconhecimento da cidadania italiana por descendência e, em caso afirmativo, definição das retificações nas certidões brasileiras, caso necessárias.
3. Após as retificações das certidões brasileiras e emissão das certidões já retificadas, realizar a tradução para o italiano por tradutor juramentado e fazer a Apostila de Haia de todas as certidões brasileiras e de suas respectivas traduções.
Se o processo for feito por via administrativa no Consulado Italiano poderá ser feita a inscrição, seguindo as orientações de cada consulado, no momento em tiver certeza do direito à cidadania italiana e que tiver os dados da certidão de nascimento ou batismo do antepassado italiano.
Se o processo for feito por via administrativa diretamente em algum “comune” (município) italiano, a análise das certidões e das retificações, se necessárias, deverá ser feita por quem vai assessorar o processo na Itália.
Caso a opção seja por um processo de cidadania via judicial, seja por descendência materna ou contra longa fila de espera do Consulado Italiano, a análise das certidões deverá ser feita pelo advogado italiano responsável pelo processo.